segunda-feira, 26 de março de 2007

O QUE É OCULTISMO?

O termo “ocultismo” foi criado no século XIX, pelo francês Eliphas Lévi.Esse termo designa rituais e crenças em base de forças sobrenaturais,da mente ou natureza.Um exemplo de formas de ocultismo é a alquimia,astrologia,cabala,espiritualismo e bruxaria. Essas doutrinas ocultas, na maioria das vezes tinha como finalidade curar doenças, através de combinações de ervas, se comunicar com um “outro plano”, fazer rituais e também adivinhação do futuro. Tudo, com a ajuda de forças desconhecidas.
______________________________________________________________________
MARCAÇÕES HISTÓRICAS

As novas criações religiosas desde o século XVIII e, sobretudo no XIX, são marcadas por uma concepção espiritualista de inspiração e interpretação das Escrituras, da recuperação de uma vida interior diretamente em contato com a divindade. Temos, inclusive, um campo propício para o estabelecimento de vínculos entre a mística espiritualista, o esoterismo e o racionalismo, num desejo de articular um tipo de exegese religiosa em bases contemporâneas com as aparências do método científico, apresentando novas mensagens cristãs.
O pensamento naturalista seguiu o caminho das novas conquistas da Ciência e da Epistemologia, com o alargamento da doutrina do conhecimento sobre qualquer aspecto ou problema do Universo. Mas a forte recuperação da consciência religiosa, cristã ou não, instituiu uma polêmica sem paralelos.
Um novo e abundante discurso espiritual procurou integrar Ciência e Fé, Ocidente e Oriente, o Novo e o Antigo. De um lado, um neo-evangelismo que pregava um Cristianismo Universal nas bases da tolerância, fraternidade e paz. De outro lado, o retomar de um ideal humanista buscando reforço nas antigas doutrinas de uma Verdade Universal, na sabedoria de religiões extra-cristãs. Profetas modernos, esoteristas, espiritualistas científicos espalharam o gérmen de uma nova e ampla espiritualidade.
O esoterismo tornou-se uma definição obrigatória para alguns movimentos religiosos do período. O termo “esoterismo” define uma doutrina segundo a qual uma ciência, um sistema de crenças filosófico-religiosas, reflexões epistemológicas e ontológicas da realidade última não devem ser vulgarizadas e nem divulgadas senão entre adeptos, conhecidos e eleitos. No século XIX a palavra “esoterismo” converteu-se freqüentemente, em sinônimo de oculto, de ocultismo, sendo aplicado a campos de estudo e conhecimento como a magia,a mântica, espiritualismo e a cabala. Estas definições abrangentes abarcam uma realidade histórica complexa e difusa. Crenças, teorias, técnicas místicas que poderíamos classificar como esotéricas já eram populares na Antiguidade Tardia, não desaparecendo na Idade Média, tornando-se importantes na Renascença, atravessando os séculos XVII e XVIII para ganharem força e expressão no século XIX.







Eliphas Levi - um dos maiores autores ocultistas do século XIX
Ele criou uma imagem extremamente obscena de Bafomé para representar Satanás. "O desenho do Bafomé de Levi mostra ênfase no sexo, pois criou Bafomé como um ser masculino e feminino ao mesmo tempo. Satanás, como o Bafomé, freqüentemente é retratado como um hemafrodita, que possui “corpo” de homem e seios de mulher.
O espírito-guia de Eliphas Levi levou-o a níveis de compreensão da feitiçaria que poucos homens na história já atingiram. Suas ilustrações são consideradas únicas no mundo ocultista.
Opiniões a respeito de Levi: ".... certamente um dos mais destacados expoentes continentais da ciência ocultista que o século XIX produziu, e seus escritos têm uma elevada estima nas escolas modernas da alta magia.”





A HISTÓRIA DO ESPIRITUALISMO
Em 11 de dezembro de 1847 a família Fox, composta por marido,mulher e duas filhas, Margareth e Katherine, se mudou para Hydesville, em Nova Iorque.A casa em que se instalaram já tinha uma fama de “mal-assombrada”, graças aos incômodos que causara aos outros inquilinos que desistiram de morar ali. Pouco tempo depois que os Fox se mudaram, os barulhos passaram a perturbá-los até que em 31 de março de 1848 a filha Katherine pediu que o “demônio” causador dos barulhos repetisse as batidas que ela mesma produzia. Com a resposta do tal “demônio”, inaugurava-se oficialmente o espiritualismo moderno, com a criação do “telégrafo espiritual”,ou seja, perguntas verbais e mesmo mentais dos vivos podiam ser respondidas por uma série de pancadas em código por parte dos mortos. Tempos depois, chegaram a conclusão de que o “demônio”, na verdade era o espírito do mascate “Charles Rosna”, que tinha sido assassinado e enterrado no porão da casa anos antes.Apesar da descoberta, houve falha nas buscas pelo corpo,apenas os dentes e cabelos foram encontrados.Os acontecimentos de comunicação com os mortos ficou famoso e atraiu multidões, e Katherine e Margareth Fox eram reconhecidas como médiuns.Logo após isso, não demorou muito para “novos médiuns” surgirem e darem continuidade ao espiritualismo. As irmãs não foram assim as primeiras a alegar contatos com espíritos, e como se deve notar, não seriam nem mesmo as primeiras a manter supostos contatos com o além em sua casa de madeira em Hydesville. Igualmente, os “Poltergeist”, fantasmas barulhentos, já haviam feito suas batidas décadas antes na Europa. Os feitos e métodos das irmãs se conformavam plenamente aos moldes do mesmerismo a ponto de a rigor não manter qualquer diferença com este.Exceto uma diferença, claro, que faria toda a diferença. Britten escreveria que “as características concretas e científicas do movimento espiritualista na América têm sua origem na primeira tentativa de telegrafia espiritual”, referindo-se ao caso. Isto é, a inauguração do espiritualismo moderno com o caso das irmãs Fox se centra na novidade da “telegrafia espiritual”.
O Espiritualismo moderno enumera, entre outros, os seguintes fenômenos mediúnicos:
· "Telepatia" é a comunicação de idéias de um para outro além dos meios físicos.
· "Clarividência" é o poder de ver através de meios outros além do olho físico.
· "Clariaudiência" é o poder de ouvir através de meios outros além do ouvido físico.
· "Levitação" é o levantamento de um objeto por outros meios além dos meios físicos.
· "Materialização" é o aparecimento do espírito em matéria.
· "Transporte" é a produção de objetos sem meios físicos ou a passagem de objetos através de objetos (i.é., parede) os quais não têm abertura.





ESPIRITUALISMO X ESPIRITISMO

O Espiritismo não é totalmente a mesma coisa que o Espiritualismo moderno ocidental, apenas tem relação, pois as duas doutrinas possuem a mediunidade. Não podemos esquecer que o Espiritismo também tem relação com o espiritualismo moderno ocidental, tendo em vista que nas duas a reencarnação é possível.
Sob o ponto de vista histórico, nem mesmo com as escolas e doutrinas de reencarnação a codificação do Espiritismo tem liames diretos.
Quando se formou a doutrina com o nome de Espiritismo? No século XIX. As doutrinas orientais, aquelas que têm mais afinidade com o Espiritismo, em virtude da velha crença na reencarnação, já existiam desde milênios.









Idéias e textos retirados dos seguintes sites:
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/sergio-biagi/ensaio-espiritualismo-espiritismo.html
http://www.espada.eti.br/free14.asp
http://www.unicamp.br/~elmoura/Interpreta%E7%F5es%20de%20Cristo.doc

segunda-feira, 5 de março de 2007

Assunto do BLOG

Bom, demorei para postar o assunto a ser trabalhado no meu blog, pois estava pensando em fazer sobre Medicina, o que quero cursar na faculdade.Mas, depois de muito pensar, resolvi fazer sobre um assunto que me interesso bastante, desperta muito minha curiosidade e que, ao fazer pesquisas descobri que teve grande marcação no século XIX.
Tá bom, chega de enrolação!hehehe!
O que vou trabalhar no meu blog vai ser o "sobrenatural", a voga do cultismo,magia,espiritualismo,espiritismo.
Beijoss, espero que gostem :D